A preparação stage 2 vai além do primeiro estágio, porém busca o bom custo benefício para os mais entusiastas. A maior diferença é que esta customização tem como requisito a substituição do Downpipe por um de maior fluxo.
O downpipe é a parte inicial do escapamento, ligada a saída da turbina, onde geralmente se encontram o catalisador e sonda lambda, e este primeiro é responsável por diminuir as emissões de gases poluentes, mas por sua vez restringem a passagem dos gases oriundos do motor, resultando em diminuição de potência.
O stage 2 é uma preparação de bom custo benefício para aqueles que gostam de participar de trackdays, arrancadas e hotlaps, e estão em busca de extrair mais potência com poucas intervenções mecânicas.
Geralmente outras pequenas substituições e ajustes estão associadas ao estágio 2, mesmo que não necessárias a receita podem somar-se ao resultado, tais como, a substituição do filtro de ar do motor por um de menor restrição, ou até mesmo o uso de Cold Air Intakes (todo o sistema de tomada de ar do motor que garantem ainda menos restrições), ajustes nos níveis de controle de tração, substituição de velas de ignicão por de menor grau térmico e ajustes de ignição para diminuir o "missfire" (perda de centelhamento), e também outros ajustes e peças podem ser usados nesta receita a depender do projeto, assim como WMI, substituição do intercooler, etc.
Os mapas de injeção e ignição são especialmente desenvolvidos para estas alterações mecânicas, e podem ainda ser feitos com recursos especiais como os Pops and bangs (estouros no escapamento em desaceleração), ajuste do limitador eletrônico de rotação, etc.
No stage 2 também pode-se associar a reprogramação de câmbio, porém deixamos claro que é um Plus e não requisito. Nesta o principal objetivo é evitar o patinamento dos discos de embreagem, e ajuste do launch control (controle de largada), bem como alteração dos tempos de troca de marchas, ajuste de rotação para troca, e outros recursos quando disponíveis.
Vale lembrar que motores com esta preparação podem estar inaptos para o uso em vias públicas, e sua circulação dependem de laudo e aprovação de entidades públicas competentes.